adopte

adopte

Sofreu rejeição? Não se preocupe, vamos te ajudar a superar

Todos nós já experimentamos, sofremos e choramos por rejeição em um momento ou outro. É normal. É parte de nosso processo de aprendizagem no amor, no qual nos aproximamos cada vez mais de alguém que vai se encaixar melhor conosco, uma pessoa que se importa, nos entende e nos respeita.

E sim, é um processo necessário para todos. Existe alguma maneira de torná-lo mais leve? Em outras palavras, o que podemos fazer para tornar a rejeição menos dolorosa e demorada? Às vezes superar uma rejeição pode levar meses ou até anos. Obviamente, sempre recomendaremos que você peça ajuda psicológica, se seu processo estiver sendo mais difícil do que você pensava.

Hoje vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a acelerar o processo de cura.

Tempo bem gasto

Você acha que acabou desperdiçando o seu tempo com uma pessoa que te rejeitou? É possível que isso seja verdade, então, se você precisa recuperar o tempo perdido, fazer coisas que o fazem crescer é a melhor opção. Jantares com seus amigos, terapia, aulas de francês ou aquele projeto que você sempre quis começar, mas nunca encontrou motivação. É hora de pôr a mão na massa!

Você é incrível: lembre-se disso todos os dias

A relação entre a dor da rejeição e a autoestima é muito estreita. Uma pessoa com baixa autoestima provavelmente vai ter mais dificuldade para superar a rejeição no amor. Uma ótima maneira de aceitar a rejeição e seguir em frente com sua vida é amar-se mais, perceber o seu valor e se sentir como a rainha que você é. Não se culpe ou se castigue por ter tido uma má experiência amorosa. Dedique-se a lembrar de seus traços positivos às vezes durante o dia. Você pode escrevê-los em um diário.

Não leve pro coração

Tente não internalizar a rejeição como algo pelo qual você é 100% culpado. É possível que a outra pessoa não estivesse pronta para um relacionamento, que o sentimento entre vocês dois simplesmente não estivesse lá, ou que vocês estivessem em momentos diferentes da vida. Você não está decepcionando ninguém, e não precisa sentir que perdeu nada. Uma derrota é apenas uma oportunidade para melhorar.

Não sufoque as emoções

É importante amar a si mesmo e sempre fazer coisas que te fortaleçam e te façam sentir bem. Mas lembre que deixar seus sentimentos fluírem também é um ato de coragem. Não abafe o que você sente. Se você quiser chorar, chore. Se você quiser gritar, grite. Se você não quer fazer nada mais do que maratonar uma série de comédia dos anos 2000 no sofá, vá em frente. Por que esconder a dor? Liberar as emoções é o primeiro passo para a cura.

Vida social e pessoal

Uma coisa que você pode aprender da rejeição do amor é que se você tem amigos e família que te apoiam, tudo fica mais suportável. Certifique-se de ter um círculo social e familiar suficientemente estável para que, se a tristeza voltar à sua vida, você possa ser resiliente e apoiar-se nas pessoas que te amam. E, o mais importante: apoie-se em si mesmo. Tome um tempo para cuidar de si mesmo e seguir em frente.

Se você gostou deste artigo, vai gostar também de:

Como lidar com o fim da relação

inscreva-se
back to top