adopte

adopte

De onde surgiu o dia de Saint-Valentin?

No Brasil, temos o dia 12 de junho como o dia dos namorados, mas na maior parte do mundo o dia dos pombinhos acontece no dia 14 de fevereiro, conhecido como dia de Saint Valentin! Assim como dia 12 de junho, existe a troca de presentes e cartões de amor a quem amamos. As vendas de rosas vermelhas, chocolates em forma de coração e bichos de pelúcia. Na adopte, decidimos explorar este tópico e explicar de onde surgiu o Saint Valentin. 

Origens pagãs

Embora hoje muitos associam o Saint Valentin aos Estados Unidos, ele teve sua origem na Europa. Tudo começou na Roma antiga. No dia 14 de fevereiro era celebrada a véspera da Lupercália, em homenagem ao deus da fertilidade, Fauno. Grandes festas eram então organizadas: os rapazes sorteavam os nomes das moças com quem iriam dançar pelo resto da noite, e talvez pelo resto de suas vidas. O feriado teve grande popularidade até o século V - apenas o Papa Gelásio I o substituiu por um feriado litúrgico em homenagem ao mártir e patrono do amor, São Valentim.

A história desconhecida de Saint Valentin

Quando o imperador romano Claudius II Gothic proibiu os homens de se casarem (a fim de convencê-los a participar de guerras dessa maneira), Valentim deveria realizar casamentos secretos. No entanto, ele foi capturado e executado. Antes de sua execução, enquanto estava na prisão, ele se apaixonou pela filha cega do guarda. Diz a lenda que o poder do amor deles restaurou a visão da garota. Acontece que até mesmo as histórias de santos podem ter um quê de romance!

Lado mais íntimo

Embora inicialmente o Dia dos Namorados fosse celebrado na forma de rituais religiosos, rapidamente assumiu um caráter secular e muito mais romântico. O Dia dos Namorados voltou a ganhar notoriedade graças aos britânicos e franceses na virada dos séculos XVII e XVIII. Naquela época, os amantes enviavam cartas de amor ricamente decoradas para seus amados. Alguns deles tinham uma forma elevada, muitas vezes poética, outros eram grosseiros, cheios de palavras que intimidavam os padrões da época. É seguro dizer que assim permaneceu até hoje.

Cada país é um costume

Além do Brasil comemorar em outra data o dia dos namorados, nem toda a Europa e no mundo, 14 de fevereiro é comemorado como o Dia dos Namorados. Eles não são celebrados da mesma forma em todos os lugares. Por exemplo, em Barcelona e em toda a Catalunha, os casais celebram seu amor em 23 de abril, quando é comemorado o La Diada de Sant Jordi (Dia de São Jorge). Este feriado também é conhecido como El Dia de la Rosa (Dia da Rosa) ou El Dia del Llibre (Dia do Livro) e o principal evento é a troca de presentes, geralmente rosas e livros. Na Bulgária, no dia 14 de fevereiro, é comemorado o Dia do Vinho. Em outros países, o feriado ocorre várias vezes ao ano, na República Tcheca os amantes celebram o amor não só em fevereiro, mas também em 1º de maio.

Lembre-se, independentemente do dia, o mais importante é celebrar e praticar sinceramente o amor pelos seus entes queridos, amigos, mas também (e acima de tudo) por si mesmo! Resta-nos então desejar-lhe um dia de muito amor!

Se gostou deste artigo, você vai gostar também de: As 9 piores respostas quando alguém diz "eu te amo" inscreva-se
back to top