adopte

adopte

5 livros que a Barbie leria

Barbie, o mais recente filme da diretora americana Greta Gerwing, que estreou nos cinemas há algumas semanas, é muito mais do que a história de uma boneca de plástico que vive uma vida feliz com Ken, que está apaixonado por ela, em seu mundo cor de rosa. Trata-se de um filme que provoca uma reflexão feminista sobre um mundo cheio de expectativas impossíveis para as mulheres (mas também para os homens).

Aproveitando a ocasião, nós da adopte nos fizemos uma pergunta engraçada: quais livros estariam na estante da Barbie em sua DreamHouse? Assim, reunimos uma lista com 5 livros que achamos que Barbara Millicent Roberts, mais conhecida como Barbie, adoraria ler. Se é que ela já não leu ;)

The Pink Book, Kaye Blegvad

É óbvio. Este livro é todo sobre a cor rosa e rosa é a cor favorita da Barbie. A autora e ilustradora Kaye Blegvad, que mora em Londres, nos traz em seu seu primeiro livro, The Pink Book, ilustrações maravilhosas, fatos fascinantes, ensaios curtos e entrevistas rápidas sobre a cor icônica. Sem dúvida, uma leitura obrigatória para a Barbie - e muitos outros!

 

American Plastic, Jeffrey L. Meikle

American Plastic é um texto acadêmico com uma excelente pesquisa sobre a história e a tecnologia dos plásticos. Barbie, por outro lado, perceberia esse livro como uma história sobre si mesma. A vida no plástico é fantástica, mas também complicada. Do que exatamente a Barbie é feita? De onde ela vem? Como ela está conectada ao mundo ao seu redor? Onde sua vida terminará um dia? Essas são perguntas que todos nós precisamos fazer, mas, no caso da Barbie, elas são até mesmo de natureza existencial. Felizmente, Meikle é rápido em nos dar uma resposta.

 

Beauty Sick (Obsessão pela beleza), Dra. Renee Engeln

Este best-seller é absolutamente indispensável e com certeza estaria na estante de livros da Barbie! Renee Engeln, premiada professora de psicologia, mostra como a obsessão com a aparência se tornou uma epidemia que impede as mulheres de levar uma vida feliz e proveitosa. As mulheres de hoje enfrentam um dilema: por um lado, não querem se parecer com as bonecas Barbie, mas, assim como as mulheres da geração anterior, elas são informadas constantemente de que essa é a aparência que devem ter. Elas se opõem à forma como a mídia retrata as mulheres e, ainda assim, sucumbem a essa pressão social.

 

Collete, Claude Francis e Fernande Gontier

Um livro que, sem dúvida, reforçará a crença da Barbie de que a revolução do Mundo Barbie foi um sucesso. Colette é uma biografia da escritora francesa Sidonie-Gabrielle Colette, do início do século XX, que demonstra que é possível viver em harmonia consigo mesma e em seus próprios termos, mas muitas vezes a um preço alto. Colette optou por viver sua vida fora dos limites e convenções impostos pela sociedade. Barbie (e não apenas ela) poderia aprender muito com a escritora.

 

Men Explain Things to Me (As coisas que os homens me explicam), Rebecca Solnit

Essa brilhante coleção de contos da feminista e historiadora americana Rebecca Solnit, sem dúvida, deixaria Barbie boquiaberta em sua cadeira rosa da Dreamhouse. O livro começa de forma bastante inocente, com Solnit relembrando uma situação embaraçosa que ocorreu em uma festa da qual participou. O dono da casa estava explicando para a autora… seu próprio livro! No entanto, Solnit vê nesse incidente algo mais, algo que milhões de mulheres em todo o mundo enfrentam diariamente: uma manifestação de violência simbólica por parte dos homens e uma representação do sistema patriarcal em que vivemos.

Com isso, concluímos nosso top 5 de livros sobre a Barbie. Qual livro você acrescentaria à lista?

Se você gostou de ler este artigo, também pode se interessar por:
Virginia Woolf: de escritora sensível a feminista consciente
5 casais românticos da literatura clássica
inscreva-se
back to top